foto_lingual

Ortodontia lingual: discrição, resistência e eficácia

Há mais de 30 anos, dois ortodontistas, um japonês e um norte-americano, propuseram simultaneamente a instalação dos aparelhos fixos pela face lingual dos dentes. Kinja Fujita, no Japão, pretendia proteger seus pacientes de golpes marciais levados nos lábios. Já  Craven Kurz, com consultório em Hollywood, visava esconder o “sorriso metálico” dos artistas que necessitavam melhorar a estética dental.

Atualmente, a ortodontia lingual é muito utilizada. Ela é composta por um aparelho fixo na parte interna dos dentes, o que torna o tratamento quase imperceptível! Uma ótima opção para quem deseja corrigir problemas de mordida ou alinhamento sem comprometer a aparência.

O procedimento pode ser feito em qualquer pessoa, mas somente com uma boa avaliação e estudo da documentação ortodôntica é que o dentista responsável irá ou não indicá-lo. A técnica é tão eficiente quanto o aparelho convencional, a única diferença é que os dentes serão corrigidos de forma muito mais discreta. Em alguns casos, o tratamento poderá ser até mais rápido, pois a ortodontia lingual trabalha com uma distância entre os braquetes menor que o método tradicional.

Além da questão estética, outro grande benefício é o acompanhamento das mudanças no sorriso do paciente, que ficarão ainda mais visíveis. Isso significa que a pessoa conseguirá ver toda a evolução do processo e ainda desfrutará dos resultados muito antes do que se utilizasse braquetes frontais!

A fase de adaptação da ortodontia lingual é semelhante à convencional. No início qualquer tipo poderá machucar um pouco a boca, o que é totalmente normal, pois o corpo ainda está estranhando a presença do objeto. Na maioria dos pacientes não há dificuldade na fala, mas em alguns casos pode acontecer uma pequena alteração nos primeiros meses de tratamento, algo discreto que tende a normalizar após a fase de adaptação da fonética.

Os aparelhos linguais atuais tem design arredondado, e são muito mais confortáveis do que os antigos. Uma das diversas opções que a clínica NKS Odontologia trabalha é um modelo de braquete com apenas 1,2mm de espessura, o mais fino do mundo! Se comparado aos 3mm dos que são colados pela frente, eles são bem menos invasivos. A qualidade de vida de quem opta por essa tçnica é excelente! Ao contrário do aparelho tradicional, que suja os dentes quando a pessoa se alimenta, o paciente pode comer e sorrir a vontade sem se preocupar. Na Odontologia do Esporte, a preferência pela ortodontia lingual é grande, pois evita trauma nos lábios e bochechas.

Investir no sorriso é também investir na sua imagem pessoal, na sua autoestima e na sua saúde. Agende uma avaliação! Ligue: (41) 3079-9001.

ortodontia-nks-v2

model_lingual_16