periodontia

Periodontia: cuidados com as estruturas de suporte dos dentes que fazem toda a diferença na saúde e na estética bucal.

A periodontia cuida das estruturas de sustentação e proteção dos dentes, ou seja, a gengiva, os ossos e os ligamentos. Essa área da odontologia engloba diversos procedimentos que não só curam doenças gengivais como também evitam a formação de placas bacterianas e processos inflamatórios ou infecciosos. Os tratamentos podem ser simples ou invasivos, a complexidade da técnica utilizada varia de acordo com cada caso.
As doenças periodontais são classificadas em dois níveis distintos: a Gengivite e a Periodontite. A primeira acontece quando apenas as gengivas são atingidas, já a segunda é mais grave, pois ocorre quando o osso que sustenta os dentes é afetado. Grande parte dos casos acontece quando a escova e o fio dental não são usados corretamente, o que faz com que as bactérias irritem a gengiva, o que pode levar futuramente à perda dos dentes.
Alguns sinais das doenças periodontais são: sangramento e alterações no formato gengival, mau hálito persistente (halitose), pus entre a gengiva e o dente, mobilidade dentária, presença de tártaro e gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis ou se afastando dos dentes. É muito importante ficar atento a qualquer alteração, pois geralmente o problema é assintomático. Consulte o seu dentista regularmente para prevenir qualquer enfermidade.
Além de doenças, a periodontia também trata problemas estéticos. Na NKS Odontologia, procedimentos desse tipo são realizados por profissionais qualificados e comprometidos com a satisfação dos seus pacientes. Algumas técnicas que já foram feitas na clínica são: enxertos de gengiva para estética e recobrimento de raiz exposta, plástica no contorno gengival para melhorar a estética do sorriso e diminuir o sorriso gengival, procedimentos para aumentar ou diminuir o tamanho vertical dos dentes, remover excessos e melhorar o aspecto das papilas gengivais.
Quer saber mais sobre assunto? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas! Ligue (41) 3079-9001.