implantologia

Implante dentário: o que é, para quem é recomendado e quais são as suas vantagens

Perder os dentes é um assunto que assusta qualquer um. Além de influenciar na aparência, esse problema compromete a qualidade de vida dos pacientes, pois interfere na mastigação, na fala e até no movimentos de abertura e fechamento da boca. Por isso, a odontologia tem evoluído muito e já oferece possibilidade ótimas de tratamento. Hoje existem técnicas de implante dentário que vão muito além da famosa dentadura, e uma delas é a implantodontia.

O que é um implante dentário?

O procedimento consiste na implantação cirúrgica de uma raiz de titânio que imita um dente comum. Essa peça se junta ao osso e recebe uma coroa dentária que se acopla ao implante, permitindo que a prótese fique fixa como um dente de verdade, sem causar desconforto. O processo cirúrgico é simples, rápido e praticamente indolor. Não há risco de rejeição do implante, pois o material utilizado é biocompatível, portanto é aceito pelo organismo sem problemas.

Atualmente, o índice de sucesso da implantodontia supera 98%. Mas, como todo procedimento médico, sempre existe a possibilidade de algo não sair conforme o esperado. Por conta disso, todas as etapas do tratamento devem ser levadas muito a sério! Afinal, contaminações e infecções são ameaças tanto durante quanto após o procedimento, por isso exigem cuidados redobrados.

Atualmente existe um método de planejamento virtual para colocação dos implantes dentários. Após a realização de um exame tomográfico, a face é colocada em softwares tridimensionais que permitem achar a posição ideal dos implantes. Na sequência, um guia que auxilia no posicionamento é confeccionado em impressora 3D, esterilizado e utilizado na etapa cirúrgica para inserção dos implantes no ângulo correto. Essa técnica permite agilizar o procedimento, eliminar ou diminuir cortes, melhora muito a recuperação pós-operatória do paciente e aumenta a assertividade, facilitando a inserção de próteses bem posicionadas e mais estéticas.

Qualquer um pode passar pelo tratamento?

O implante dental serve tanto para pequenas substituições dentárias como também para reabilitações extensas. São recomendados para quem perdeu um ou mais dentes mas ainda possui alguns na boca.

Para receber o implante o paciente deve estar saudável, ser comprometido com a sua higiene bucal e possuir espessura e altura ósseas para a colocação do pino. Porém, o procedimento não é indicado diabéticos, hipertensos, pessoas que possuem problemas cardíacos, pacientes que usam medicamentos que afetam a cicatrização óssea, indivíduos que estão fazendo radioterapia e para aqueles que possuem pouca espessura óssea na área onde serão colocados os implantes. Além disso, grávidas e idosos necessitam de uma atenção maior, pois são propensos a terem alterações do metabolismo.

Porém, é importante lembrar que mesmo quem possui restrições não deve deixar de consultar um dentista para uma avaliação! Afinal, hoje existem técnicas que podem ajudar essas pessoas a se tornarem aptas para realizarem o tratamento.

A prótese fica muito artificial?

Não! Atualmente, é possível até escolher melhor a cor das gengivas e utilizar dentes com materiais estéticos.

O paciente poderá se alimentar normalmente?

Sim.

Existe alguma restrição de idade para colocar implantes?

O ideal é que o paciente seja maior de 18 anos. Isso porque os implantes só podem ser colocados após o término do crescimento ósseo dos maxilares, para não resultar futuramente em alterações no posicionamento das próteses.

Quais as vantagens dos implantes dentários?

Quem opta pelo uso de implantes dentários consegue perceber várias mudanças positivas no seu dia a dia. O primeiro benefício da implantodontia é que a prótese fica fixa, o que significa que você não precisará ficar com medo de comer ou sorrir preocupado se a prótese irá cair. Ou seja, conforto e segurança são garantidos!

Além disso, a escovação pode ser feita normalmente. Para uma higiene completa, basta utilizar as ferramentas apropriadas, como: escova de cerdas macias, um bom creme dental, enxaguante bucal, fio dental no modelo Super Floss.

Converse com seu dentista e veja se o implante é a melhor opção de tratamento para o seu sorriso. Ligue (41) 3079-9001.