odontopediatria

Entenda como fazer a consulta das crianças ao dentista não ser uma experiência traumática

Só de pensar na cadeira do dentista muita gente já tem arrepios. Então imagine quando falamos em levar as crianças para uma visita ao consultório! Se para você isso parece um pesadelo, saiba que esse sentimento deve ser o oposto para o seu filho. As consultas precisam ser uma experiência saudável e positiva, mas não pense que isso acontecerá em um passe de mágica. Além de encontrar um profissional especializado em pediatria, é muito importante passar confiança e tranquilidade aos pequenos.
A melhor maneira de encarar a primeira vez no dentista é viver o momento de forma natural e escolher um bom odontopediatra, que é treinado para cuidar dos dentes das crianças usando técnicas de psicologia. Assim é possível despertar o interesse em cuidar mais da saúde bucal. Através de brincadeiras durante a consulta, as injeções se transformam em água mágica e aprender a escovar os dentes vira um processo leve e divertido. A orientação e acompanhamento de um profissional especializado são tão importantes quanto o procedimento em si.
E não pense que as consultas devem começar só depois do nascimento dos primeiros dentes do seu filho. Desde a gestação a mãe pode cuidar da saúde bucal da criança. Nesta visita inicial o dentista irá explicar sobre: o aleitamento materno, a forma correta de fazer a limpeza da boca do bebê, o uso de chupetas e mamadeiras, a introdução do açúcar na dieta dos pequenos, a troca dos dentes de leite pelos permanentes, os produtos mais indicados para realizar a higiene bucal, entre outros assuntos. A partir desse momento você já começará a estabelecer uma relação de confiança com o profissional e, consequentemente, criará o hábito de fazer um acompanhamento contínuo com ele, o que é essencial para garantir dentes bonitos e saudáveis.
Por volta dos seis meses de vida do bebê os primeiros dentinhos começam a aparecer, e é a partir daí que o seu filho passará a ter contato direto com o odontopediatra. A primeira consulta tem como objetivo familiarizar a criança ao ambiente do consultório e avaliar o paciente, a fim de prevenir uma experiência traumática e futuros problemas dentários.
Quando os pais levam seus filhos só depois que toda a dentição de leite já está formada o risco de encontrar cáries devido à má higienização é muito maior. Isso porque o pequeno não foi orientado corretamente sobre como realizar a limpeza bucal diária em casa. Além disso, fazer uma avaliação na infância ajuda a evitar problemas de mordida e pode garantir o bom posicionamento dos dentes permanentes.
Infelizmente, muita gente só se preocupa em marcar uma consulta no dentista quando a criança começa a sofrer dificuldades de convívio social causadas pelo nascimento errôneo dos dentes, como mordida cruzada, dentes apinhados, entre outros problemas. E o pior de tudo é que essas situações podem trazer ainda mais complicações na fase adulta.
Não deixe de agendar uma consulta para o seu filho! A equipe de profissionais da NKS Odontologia conta com a Dra. Daiane Brandalize Wengerkiewicz (CRO 11984), que é cirurgiã dentista especialista em odontopediatria, odontologia para bebês, dentística restauradora e ortodontia preventiva. Ligue (41) 3079-9001 e garanta uma boca saudável e um sorriso lindo para os seus baixinhos.