quando e por que usar aparelho.001_reduzido

Quando e por que usar aparelho?

Ao contrário do que muitos imaginam o aparelho ortodôntico não é apenas uma questão estética, ele também é sinônimo de saúde. Se os dentes estiverem mal posicionados, tortos ou desalinhados, vários problemas podem ser desencadeados, como: dificuldade para mastigar e engolir alimentos, alterações na fala e dicção, falta de saliva e respiração incorreta. Além disso, imperfeições no sorriso impossibilitam a escovação eficaz, o que promove maior acúmulo de bactérias e, consequentemente, acelera o aparecimento de cáries e aumenta a probabilidade de doenças gengivais.

A intervenção ortodôntica é fundamental para evitar que esses problemas se agravem e gerem danos maiores em longo prazo. Portanto, quanto mais cedo a pessoa fizer uma avaliação com um profissional especializado melhor. A primeira consulta com o ortodontista deve ser feita ainda na infância, por volta dos seis anos de idade, pois durante a fase de crescimento as chances de identificar possíveis irregularidades dentárias e corrigi-las são bem maiores.

Os nossos dentes são posicionados em duas bases ósseas: maxila e mandíbula, ambas se articulam durante a mastigação. Durante o desenvolvimento da criança esses ossos podem crescer de maneira desarmônica, e se a anomalia não for devidamente controlada poderá se transformar em problemas esqueléticos e, futuramente, em danos mais graves. Em alguns casos não é possível corrigir esse acúmulo de irregularidades apenas com aparelhos ortodônticos, e acaba sendo necessário fazer extrações dentárias ou cirurgias ortognáticas, procedimentos muito mais invasivos e dolorosos.

Além de evitar problemas esqueléticos e outras complicações, fazer uma avaliação na infância também pode garantir o bom posicionamento dos dentes permanentes. Isso porque por volta dos seis anos de idade acontece a erupção dentária do primeiro molar definitivo, um dente chave que se bem posicionado garante o futuro alinhamento dos próximos. Portanto, qualquer variação nessa fase pode gerar problemas, por isso é importante usar a ortodontia preventiva.

Não deixe para marcar uma consulta com um ortodontista apenas quando a criança se sentir incomodada. É essencial fazer um acompanhamento contínuo durante a infância para verificar o desenvolvimento e evitar problemas na adolescência ou idade adulta.  Se você está sentindo alguma dificuldade na hora de mastigar e engolir alimentos, na fala ou na respiração marque uma avaliação com um dos nossos profissionais.