Sistemas autoligados

Porque você deve escolher a ortodontia autoligada com planejamento 3D

Se você nunca ouviu falar em ortodontia autoligada não deixe de ler esse post. Esse método possui grandes benefícios ao paciente, pois permite alta precisão no tratamento e muito mais conforto.

Os sistemas autoligados são conhecidos por terem baixo atrito com o fio ortodôntico, deixando os dentes expostos a forças mais leves. Bons fios exercem a pressão ideal para a movimentação, e bons materiais de colagem garantem a resistência adequada. Isso resulta em um tratamento mais rápido, com menos visitas ao dentista e menos dor. Até as consultas iniciais ao ortodontista podem ser mais espaçadas, o que deixa o paciente livre das manutenções rigorosamente mensais. Esse tipo de ortodontia também dispensa o uso das borrachinhas, que acabam juntando resíduos de alimentos e desbotam, o que prejudica a estética.

Aliada à tecnologia 3D foi possível criar uma rotina de trabalho ainda mais rápida e previsível. O planejamento 3D possibilitou tratar qualquer tipo de problema ortodôntico com uma previsibilidade muito maior.

A fixação do aparelho é realizada com o auxílio de um guia preciso de colagem indireta, confeccionado sobre modelos impressos com tecnologia CAD/CAM (softwares + impressora 3D). Essa tecnologia fornece a localização exata do bráquete, baseada em um resultado final simulado em softwares (Setup Virtual). O método tradicional de colagem (feito diretamente na boca do paciente) é cheio de falhas no posicionamento, o que resulta em mais consultas de refinamento que aumentam o período de uso do aparelho ortodôntico. Fixar os bráquetes corretamente é fundamental para reduzir o tempo total de tratamento, e a tecnologia atual já tornou isso possível.

Antes de iniciar o tratamento o paciente deve fazer uma documentação digital, realizada por meio do escaneamento intra-oral. A partir disso o ortodontista irá iniciar o planejamento em computadores. Esse processo permite prever movimentações dentárias em softwares, testar diferentes planos e visualizar o resultado final do caso antes mesmo de fixar o aparelho. Isso possibilita que o profissional estipule um valor total do tratamento e as formas de pagamento, fugindo da maneira tradicional de cobrança de mensalidade sem um orçamento completo.

Esse novo protocolo clínico alia sete fatores decisivos para obter um tratamento rápido. São eles: um bom ortodontista, um paciente colaborativo, a colagem precisa dos bráquetes, o uso de materiais de alta qualidade, uma boa resposta biológica do paciente, experiência do profissional e tecnologia.

O Dr. Guilherme Nakagawa, ortodontista da NKS Odontologia, está sempre em busca de atualizações a fim de inovar o conceito ortodontia, agregar novidades e tecnologia para maximizar a efetividade dos tratamentos. Se você se interessou no trabalho dele não deixe de agendar uma avaliação, ligue: (41) 3079-9001.

Guias de colagem